7 Nomes de Deus que revelam o cuidado dEle para conosco

Àmedida que atravessavam situações diferentes em suas vidas, os personagens bíblicos citavam “nomes de Deus” específicos para cada ocasião.

Neste estudo bíblico aprenderemos 7 destes nomes de Deus e que relação eles tem com o cuidado do Altíssimo na vida de Seu povo.

Sabemos que o nome próprio de Deus no hebraico é Yhvh (Yahweh, também tem variações como IehovahJehovahJeováYavé, dentre outras – ver Êxodo 6:3).

É uma longa história falar sobre isso aqui, portanto se quiser saber mais eu recomendo o vídeo “O nome de Deus“, do canal Evidências, do Rodrigo Silva.

#1 Javé-Jiré (ou Jeová-Jiré) – Deus proverá (Gênesis 22:14); um dos principais nomes de Deus que revela seu cuidado inclusive nas dificuldades.

E Isaque falou a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai, e ele disse: Aqui estou, meu filho.

E ele disse: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para a oferta queimada?

E Abraão disse: Meu filho, Deus proverá para si um cordeiro para a oferta queimada; então foram os dois juntos. …

E Abraão levantou seus olhos, e olhou, e eis detrás dele um carneiro, preso pelos chifres em um arbusto; e Abraão foi e tomou o carneiro, e o ofereceu como oferta queimada no lugar de seu filho.

E Abraão chamou o nome daquele lugar: Javé-Jiré, como se diz até este dia: No monte do SENHOR ele será visto. (Êxodo 22:7-8,13-14 KJF)

Como conhecemos a história, no último momento, no exato instante em que Abraão ia sacrificar seu filho Isaque a Deus, o Anjo do SENHOR o impede e provê um cordeiro para ser ofertado em lugar de seu filho.

Mais do que simplesmente uma provisão divina, Javé-Jiré, um dos mais famosos nomes de Deus, significa confiança no Todo-Poderoso, submissão e obediência a Ele.

Enquanto vamos caminhando em nossa vida, vamos confiando no cuidado de nosso Pai para conosco! (Mt 6:25-33Lc 22:35).

#2 Jeová Rafah – O Deus que cura/restaura (Êxodo 15:26).

declarando: “Se ouvires atento a voz de Yahweh, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvidos aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios.

Pois Eu Sou Yahweh, Aquele que te restaura!” (versão KJA)

Depois de lançar várias enfermidades/pragas sobre os egípcios para puni-los de sua arrogância e idolatria, e libertar os hebreus de muitos anos de dura e covarde escravidão, o Eu Sou declara que é o Deus que cura o Seu povo!

Os israelitas que se mantiveram obedientes a Deus, amando-o, não experimentaram das enfermidades que foram trazidas sobre os egípcios (Dt 30:20).

Nós também experimentamos das bênçãos divinas enquanto permanecemos no Seu amor (Jo 15:10).

#3 Jeová Nissi – O SENHOR é a minha bandeira (Êxodo 17:15,16).

E Moisés construiu um altar, e chamou seu nome Jeová-Níssi, porque disse: Porque o SENHOR jurou que o SENHOR fará guerra contra Amaleque de geração em geração. (versão KJF)

O erguer da bandeira é um sinal de vitória sobre um exército inimigo em uma guerra.

Assim como Yahweh, Deus, jurou que daria vitória a Israel sobre os amalequitas, que outrora atacaram Israel covardemente, Ele também nos dá vitória em todas as nossas lutas (Fp 4:12,13), principalmente contra o pecado! (Rm 6:9-121 Pe 2:24)

#4 Jeová M’kaddesh – Deus que nos santifica (Levítico 20:7-8).

Vós, no entanto, vos santificareis e sereis santos, pois Eu Sou Yahweh, o SENHOR vosso Deus.

Obedecereis a meus decretos e os praticareis, pois Eu Sou, o Eterno, vosso santificador! (versão KJA)

Retirando os hebreus do Egito, Yahweh agora os santifica, isto é, os consagra e os separa para serem um povo exclusivamente Seu (Lv 18:320:26), que viveria de acordo com os Seus justos mandamentos, a fim de honrarem o nome de Yahweh dentre todas as outras nações.

De igual modo, fomos resgatados da nossa antiga vã maneira de viver, santificados e consagrados a Deus, nosso Pai, para O honrarmos onde quer que andarmos (1 Pe 1:15-19).

#5 Jeová-Shalom – um dos mais populares nomes de Deus: O Senhor é a nossa paz! (Juízes 6:24)

Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e o chamou de Jeová Shalom; … (versão KJF)

Os israelitas, devido sua própria desobediência e desprezo a Yahweh, estavam vivendo tempos perturbadores, pois os midianitas sempre vinham contra eles destruindo os frutos de sua terra, impedindo sua colheita.

Dessa forma eles passavam apertos e angústias, não tinham paz (Jz 6:1-6).

Após o arrependimento e o clamor de Israel, Yahweh teve misericórdia deles e foi até Gideão; então, animando-o, prometeu através dele livrar os israelitas da opressão dos midianitas (Jz 6:12,16).

Dessa forma, mesmo tendo que enfrentar grandes inimigos que há anos oprimiam o povo de Deus, Gideão teve paz, pois sabia que Deus estava com Ele para vencê-los.

Este episódio marcou para toda a história um dos nomes de Deus que têm nos fortalecido muito em nossas tribulações, pois o SENHOR é a nossa paz!

Da mesma forma nosso Mestre nos animou, dizendo: “Estas coisas eu vos tenho dito para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33 KJF)

#6 Jeová-Tsidkenu – O SENHOR é a nossa justiça (Jeremias 23:5-6).

“E virá uma época”, declara Yahweh, “em que levantarei da linhagem de Davi um Renovo Justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e correto na terra.

Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o Nome pelo qual será conhecido: ‘Jeová-Tsidkenu, o SENHOR, é a Nossa Justiça’.” (versão KJA)

Um dos nomes de Deus que traz grande profundidade em seu entendimento.

Paulo explora este assunto falando da justiça de Deus por meio da fé (em Cristo) em Romanos 4, isto é, pelos méritos de Jesus Cristo somos justificados perante Deus (Is 53:11Rm 5:1).

Creia em Jesus Cristo, em Sua vida, morte e ressurreição, e o SENHOR será a tua justiça, ou seja, te justificará (perdoará os teus pecados e te salvará);

Continue seguindo a Cristo, e serás santificado pelo Espírito Santo (Rm 8:2).

#7 Jeová Shammah – Deus está presente (Ezequiel 48:35).

A distância total ao redor da Cidade será equivalente a dezoito mil côvados longos, isto é, nove mil quilômetros.

E daquele dia em diante o nome da Cidade será Yahweh Sháma, isto é, O SENHOR ESTÁ AQUI.”

Yahweh está presente em Sua cidade profética, da mesma forma que Cristo está presente dentro de nós, cuidando de nós (Mt 28:20Jo 14:231 Co 6:192 Co 6:16Hb 13:5).

Todos os nomes de Deus revelam Seu cuidado por nós ao longo da história!

No entanto, em Cristo Jesus podemos dizer que o nome de Deus é amor, pois em Seu Filho, Yahweh (Deus), revela Seu completo cuidado e amor para com a humanidade (Rm 5:8Jo 3:16), além de sua redenção (Cl 1:14).

Leave your comment

× WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: