Como elaborar um planejamento estratégico

Para tudo na vida é importante um planejamento, não é mesmo? Para sua vida empresarial, não seria diferente.

Ter uma estratégia para sua empresa é o processo para saber onde pretende-se chegar e quais objetivos e metas deseja-se alcançar.

Através do planejamento estratégico é possível identificar quais rumos e desdobramentos de seu empreendimento.

Geralmente ao se abrir um negócio é traçado as estratégias para a empresa. Porém engana-se quem acredita que o plano estratégico é importante apenas para a abertura de um estabelecimento.

É importante estar atento às adversidades do ambiente externo, pois toda empresa deve estar preparada para acompanhar as oscilações do mercado, para assim ajustar seus objetivos.

Como fazer um planejamento estratégico?

Primeiramente, é preciso responder três questões principais para iniciar este processo:

  1. Onde estamos?
  2. Para onde queremos ir?
  3. Como chegar lá?

Ou seja, seu desafio é muito maior do que você imagina. Ao definir as estratégias é de extrema importância levar algumas questões em considerações como:

  •  Tornar sua empresa diferente das outras que existem no mercado;
  • Trazer uma vantagem competitiva;
  • Avaliar um jeito diferente de disputar em um mercado tão competitivo.

Ao começar a pensar em seu negócio, você perceberá a importância de entender o propósito da empresa, assim como estará preparado para eventualidades e problemas que possam surgir no caminho de seu empreendimento.

Coloque no papel todos os passos e ideias de sua empresa, ou seja, uma ferramenta de gestão para funcionários e parceiros saberem quais são as missões e objetivos do negócio. Faça isso em um plano de negócios.

Veja 7 passos para criar um planejamento estratégico

 

1#  Faça pesquisas

Mapeie seus clientes, pois são eles que contratam e consomem seus serviços e produtos. Por tanto é importante saber suas expectativas para que sua empresa consiga os atender para atingir os resultados desejados. Além deles, vale pensar em seus funcionários também, pois são eles que contribuem para o bom funcionamento do seu negócio.

2# Defina uma identidade organizacional

Ao abrir um empreendimento, é preciso decidir missão, visão e valores para sua empresa. Os três pilares são:

MISSÃO

É a razão de existir de uma empresa.

VISÃO

É o que a empresa aspira a ser.

VALORES

Conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes das pessoas que buscam atingir a visão.

3# Análise SWOT

Outra etapa importante no seu planejamento estratégico é a análise Swot. O termo de origem inglesa, refere-se a forças (strengths), fraqueza (weakness),  oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Com esse estudo, você poderá concentrar nos seus pontos fortes, entender as fraquezas, encontrar as oportunidades e prevenir-se das ameaças.

4# Metas e objetivos desejados

Quando se empreende, são decididos metas e objetivos. Pois, todo empreendedor ao abrir o seu negócio tem um propósito a ser alcançado, seja um sonho ou até mesmo conquistar uma instabilidade financeira, entre muitos outros. Portanto, é indispensável que os objetivos e metas sejam estabelecidos. Mas antes, deve-se entender que há uma diferença entre os objetivos e as metas. Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.

5# A empresa

Para um bom funcionamento do negócio é preciso olhar para dentro do ambiente da organização. Questões como processos operacionais, pessoas motivadas, produtos de qualidade, instalações de qualidade fazem parte do processo. Faça uma lista dos principais recursos necessários para alcançar seus objetivos. Avalie eles como pontos fortes e pontos fracos. Para ficar mais fácil de entender, um ponto forte (ou força) é tudo aquilo que beneficia a empresa, como pessoas motivadas, tecnologias de ponta e processos eficazes. Um ponto fraco (ou fraqueza), por sua vez, consiste em tudo que pode prejudicar o negócio, como máquinas ultrapassadas, profissionais desqualificados e excesso de burocracia.

6# O ambiente externo da empresa

Avaliar o cenário externo da empresa deve sempre ser levado em consideração, pois ele tem uma forte influência nas ações empresariais. Como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser pensadas com antecedência.

7# Público alvo

O consumidor final é a grande chave para o sucesso. Por isso, no planejamento empresarial é preciso conter estratégias para engajar seus clientes em novas decisões de compra, assim como estratégias para fidelizá-los. Portanto, dê uma atenção especial aos seus consumidores, entenda seus hábitos de compra e consiga compreender como aumentar cada vez mais essa clientela.

Por: Dahiane Albuquerque

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